quarta-feira, 17 de março de 2010

Tudo Novo de Novo



O que significa Lua Nova?
Fisicamente falando, Lua Nova é o encontro no céu, em graus, da Lua com o Sol. O Sol neste momento está, segundo a Astrologia*, trânsitando pela constelção de peixes. A Lua entrou também na constelação de peixes no sábado dia 13, mas como o Sol já está nos últimos graus, a Lua ficou no grau igual ao do Sol , nesta segunda dia 15 por volta das 7 horas da manhã, hora de Brasília. Aí se deu a Lunação.
O Sol percorre cada constelação em torno de 30 dias. A Lua por sua vez faz o percuso em média 2 dias e meio. É por isso que temos 4 fases lunares. Quando a lua está na mesma constelação e grau do Sol, temos a Lua nova. Quando está á 90° graus (no sentido anti-horário) do Sol, temos  o quarto crescente; À 180°, a Lua fica exatamente oposta ao Sol, quando temos a Lua cheia. E quando está à 270° graus, temos o quarto minguante.
Uma maneira lúdica e fácil de entender isto é procurar um lugar, como a praia de Amaralina por exemplo, em Salvador, onde se pode ver o horizonte leste tanto quanto o oeste. No dia da lua cheia, é possível ver claramente que, a medida que o sol se põe no oeste, a lua vai surgindo lá no leste. Dá para traçar um risco imaginário entre eles, pois estão diametralmente opostos, sincronizados um de frente para o outro.
Futuramente dissecaremos melhor a Lua e suas fases.
Agora voltemos a Lua nova. Animicamente a Lua Nova simboliza o inicio, a semente pronta para ser germinada. Normalmente é um período onde as coisas ainda não tomaram forma, onde as pessoas ainda não expõem suas idéias e sentimentos, mas onde estão idealizando, planejando, desenhando suas formas, seus sonhos. Ora, se a Lua permanece menos que três dias em cada signo, e se cada Lunação ocorre de sete em sete dias, o que ocorre neste intervalo? De zero grau, ou seja do encontro da Lua com o grau exato do Sol, até 90° graus, dizemos que ela ainda está na fase nova. A Partir de 90° graus até 180°, dizemos que está crescendo, e assim por diante. Portanto, se a Lua entrou em peixes no sábado, mas só se encontrou com o Sol na segunda, já no final do signo, podemos entender que hoje ela já saiu de peixes. Sim, a Lua ainda Nova, hoje encontra-se na constelação de Áries.
Sabemos que pela Astrologia, Áries é o primeiro signo. O signo do impulso, da propulsão, aquele que incia. O que temos então acontecendo em nosso céu? A lua da semente no signo do impulso!
Vamos arpoveitar ao máximo o dia de hoje para impulsionar nossas idéias e planos. Vamos plantar as sementinhas com vontade e convicção. Mesmo que a resposta não seja imediata, espere; É natural que as coisas não "apareçam" na Lua Nova. Mas assim como não vemos a semente se transformando em broto abaixo da terra, não é porque não temos resposta imediata aos nossos impulsos que a reação não esteja acontecendo; nós é que ainda não vemos. Sejamos sábios. Nadar a favor da maré ou velejar no sentido do vento é sinal de inteligência. Aproveite a energia do dia, e plante suas sementinhas mais sagradas. Apenas comece. Dê aquele telefonema. Sente pra escrever aquele projeto. Comece a se movimentar em direção aos seus objetivos, os céus estão dizendo Amém!

* Existe uma discordância sobre o poscionamente dos Astros no céu, entre Astrologia e Astronomia. Em breve abordarei o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário