quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Zodiaco


Sempre gosto de entender as coisas. Preciso primeiro racionalizar pra que elas de fato entrem e se façam orgânicas em mim. Obviamente que retiro tudo que não pode ser racionalizado, mas podendo ser, estou atrás dessa informação.

Postei anteriormente um texto que explicava sobre o porquê do Áries ser o signo que começa o ano astrológico. Agora irei comentar sobre o porquê dos signos. Porque são 12? Porque esses nomes e símbolos?

Costuma-se dizer que a astronomia surgiu depois da astrologia, pois, desde tempos muito antigos, costumava-se associar os acontecimentos na Terra com o que estava acontecendo nos céus. Fases da lua para a colheita e plantação, estações do ano, tudo tinha influência sobre os movimentos daqui.

Observando os céus sistematicamente e gradativamente, descobriram que havia determinadas constelações com formas humanas, de animais ou de simples objetos que apareciam e se repetiam em determinados períodos do ano, conforme as sucessivas mudanças das estações.

Assim, essas 12 figuras formadas por 12 constelações que aconteciam e se repetiam em um ciclo determinado, passaram a simbolizar essas épocas do ano em que estavam representadas ali no céu.

Assim, o Zodíaco é o símbolo mais antigo e um dos mais conhecidos, pois representa a associação entre os desenhos celestes e o tempo marcado pelas estações do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário